![]() | |
|
As inovações tecnológicas proporcionam grandes facilidades em métodos de cálculos de engenharia civil, cálculos complexos que por muito tempo foram elaborados por engenheiros de forma analítica e trabalhosa.
Na engenharia moderna o uso de softwares é cada vez mais presente nas empresas de engenharia, criando facilidades e produtividade nos cálculos.
Para cada segmento da engenharia os profissionais têm cada vez mais se dedicado em criar ferramentas eletrônicas para o auxílio durante a fase de projeto e também na fase de execução até mesmo no controle da qualidade dentro de edificações, hoje podem ser feitas com auxilio de softwares desenvolvidos para esta atividade.
É possível afirmar que hoje a melhora na qualidade dos processos construtivos depende muito do auxilio de softwares, uma vez que com eles é possível verificar detalhes mesmo antes de executá-los, por exemplo, o acabamento interno de uma edificação, os detalhes de uma fundação, ou outras peças estruturais.
É possível ter visão espacial dos detalhes utilizando ferramentas eletrônicas que tem como base a visão 3D (três dimensões X, Y e Z). Estes programas têm a capacidade de apontar boa parte das interfaces que serão encontradas no processo construtivo fazendo deles uma importante ferramenta que ajuda até a minimizar custos evitando demolições depois de construído.
Alguns softwares se mostram grandes ferramentas de controle operacional que ajudam o engenheiro civil a manter sua obra dentro do cronograma com a garantia de custos e prazos estipulados.
Estes programas nem sempre são desenvolvidos para o segmento de engenharia muitos vem da filosofia de indústria que tem como principal referência a produção padronizada.
Não existem limites para o desenvolvimento de softwares para o auxílio de qualquer atividade e hoje existem no mercado muitas empresas e profissionais dedicados ao desenvolvimento de ferramentas eletrônicas para qualquer atividade.
Não importa quanto seja complexo o tipo de cálculo ou controle que se deseja fazer, o profissional de desenvolvimento de software fará o acompanhamento da atividade colhendo informações em campo para que sejam processadas e transformadas em softwares.
Todas as informações introduzidas na elaboração de software devem ser aferidas em campo com auxílio dos profissionais que desenvolvem a atividade, ou seja, se a atividade for, por exemplo, o cálculo de um pilar a estrutura dos softwares bem como sua seqüência e parâmetros de cálculo são determinados e aferidos pelo engenheiro.
Fonte: http://engenharia.anhembi.br/tcc-09/civil-26.pdf
A cada dia a tecnologia parece mais inseparável da engenharia, novos softwares e recursos vêm para ajudar cada vez mais os profissionais a deixarem seus trabalhos mais precisos e eficientes em um curto período de tempo.
Os softwares ajudaram a aumentar o rendimento dos profissionais, cálculos que antes deveriam ser feitos a mão e requeriam muito tempo e esforço agora pode ser feitos em um piscar de olhos e com precisão ate maior que antes.
Um aspecto é certo, a tecnologia veio pra ajudar e a tendência é aumentar o seu papel na indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário